sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vida gestante: MENTE E CORPO SÃ!





Dá sim para levar uma vida normal estando grávida! A diferença, ou a sutil diferença, é que você vai ter que aprender a lidar com as mudanças naturais que vão ocorrendo a cada etapa da gestação. Primeiro, você vai ter que fechar a boca e evitar comer com a mesma frequência de antes os alimentos que vão fazer mal tanto ao bebê quanto à sua saúde. Problemas como pressão alta, aumento demasiado de peso e inchaço poderão aparecer mesmo antes dos 5 meses e tornar a sua vida um pesadelo! Por isso, a primeira mudança, seja ela equilibrada, é cuidar da sua alimentação pois vai tudo para o bebê! Logo nos primeiros 3 meses de gestação tentei evitar ao máximo tudo aquilo que causava mal, e como eu enjoei até os 4 meses seguidos eu não comia quase nada e quando eu comia eu me sentia péssima e não queria mais comer. Minha alimentação, no primeiro trimestre, foi toda baseada em leites, iogurtes, sucos, queijos, pães, grãos (arroz e feijão), água-de-coco, açaí, cuscuz, inhame e carne. À partir do quinto mês de gestação é que fui me sentindo melhor ao comer, meu organismo parou de recusar os alimentos e finalmente se adaptou ao meu novo estilo de vida. Já pude me dar mais ao luxo de saciar os meus desejos, as famosas vontades de comer repentinamente tais alimentos. Tudo que eu desejava eram comidas típicas do meu paladar, o que mais achei estranho nessa odisséia foi a vontade de comer mingau de chocolate (?) kkkkkkkkkk Então no sexto mês é que fui adquirir peso, dos 57kg do início da gestação aumentei para os 61kg, e hoje, no oitavo mês, estou pesando 65kg, que no total somam 8kg, o mínimo para uma gestação. Não posso diminuir nessa reta final e tenho que tentar manter esse peso equilibrado.

A segunda mudança é que você vai ter que lidar com a criatividade na hora se vestir, fazer a sua própria moda, porque depois de um tempo a barriga impede de você usar calças e shorts jeans, blusas, regatas e os vestidos vão ficando cada vez mais curtos. Eu optei pela legin e batas que descem até o quadril e que nunca saem de moda. Comprar roupas novas nessa fase parece ser uma boa pedida mas não abuse da compulsividade porque logo-logo a barriga vai crescer ainda mais e provavelmente a roupa nova que você comprou há uns dois meses não vai mais usar. Deixe para comprar roupas novas depois do nascimento do baby, quando sua barriguinha voltar à forma de antes (e se voltar rsrsrsrsrs). Lembre-se que caminhar e praticar exercícios já começam desde o pré-natal e no pós-natal ajudam a baixar a barriguinha (indesejada).

A terceira e última, que eu considero tão importante quanto cuidar da saúde do corpo, é cuidar da saúde mental. Durante a gravidez devemos lembrar sempre que temos um pequeno ser em nosso ventre que está se desenvolvendo, que é frágil (ao mesmo tempo que vai se fortalecendo) e que sofre diretamente sobre as nossas ações. Por isso se estressar e se aborrecer nessa fase não está com nada, além de você perder seu precioso tempo (este em que deveria estar curtindo cada momento único com o seu baby) vai fazer sofrê-lo também. Porém chorar, sentir-se mais sensível ou angustiada é normal desde que você converse sempre com o bebê para mantê-lo calmo. Saia para passear na praia, faz bem sentir a brisa do mar, apresente os 5 elementos da natureza ao baby e o sintonize desde já para que quando ele nascer se sinta parte essencial dessa cadeia ecológica da vida e aprenda desde pequeno a respeitar o seu espaço natural.




Um comentário:

  1. oWNNNN adoro os teus textos!!!
    Com certeza Yasmin vai ser uma menininha muito especial e bem predada! aushuhsuah
    Mamys Bru vai ensinar tudo o que há de mais belo nesse mundo pra ela!
    TE AMO amiga e to muito orgulhosa de ser sua amiga e titia de uma princesinha meiguinha e lindinha que tá pra nascer.

    P.S: Muito ansiosa já amore, contando os dias...

    ResponderExcluir